terça-feira, 9 de setembro de 2014

Cuidar dos seus

"Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo." (I Tm. 5:8)
Nenhum versículo das Escrituras é tão contundente quanto à apostasia quanto este. Eu esperaria um outro exemplo ou outra definição para para o apóstata, mas o apóstolo Paulo o refere àquele que não cuida dos "seus".
A primeira coisa interessante que ressalto é que muitos, principalmente líderes, não tem cuidado dos "seus" exatamente por causa da "fé", ou seja, dedicam-se a ela e descuidam dos "seus".
Outra coisa que me faz pensar é o que seria "os seus"? Penso que "os seus" refere-se ao mundo próximo, àqueles que são caros. Estão aí incluídos os parentes, amigos, irmãos na fé, ovelhas (no caso de pastores e líderes), enfim o próximo que está mais próximo.
Mas Paulo enfatiza a Família e é a ela que quero me ater mais.
Fica claro a alta prioridade dada à família neste texto, a ponto de ser considerado apóstata, o que nega a fé, e ainda pior do que aquele que rejeita a fé ou nega a Deus.
A questão é se nós, que nos consideramos cristãos fiéis, temos realmente cuidado da nossa família?
Me quebranto aqui, me curvo diante desta advertência para fazer a mim próprio esta pergunta e conclamo a todos leitores a fazer o mesmo.
Temos colocado nossa família como a maior prioridade? Líderes, pergunto eu, que adianta levar tantos para Deus, enquanto os nossos caminham para o Inferno?
Tenho cuidado da minha família? É a pergunta que não quer calar. Tenho que ressaltar que cuidar não é só alimentar e vestir. Assim, continuo a me questionar: Protejo minha família? Proteção espiritual, emocional e mental, além da física.
Participo, me envolvo, com a vida de cada um deles? 
Conheço as dificuldades individuais e luto com cada um, encorajando-os a vencerem suas limitações?
Choro junto?
Sorrio junto?
Brincamos juntos?
Comemos juntos?
Conversamos sempre?
Gasto tempo, ou melhor, invisto meu tempo neles?
Demonstro amor?
Deixo-vos estas e mais aquelas questões que cada consciência produzirá.
Deus nos ajude.


SCM
09/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário